Páginas

terça-feira, 3 de junho de 2014

INTRODUÇÃO A ALIMENTOS SÓLIDOS


                      HORA DA PAPINHA

       

Ola mamães hoje o post é sobre alimentação sólida, bom vou falar da minha experiencia como mamãe... aos 3 para 4 meses do Caio Luiz a pediatra recomendou dar sucos pela manhã, quando ele completou 5 meses ela pediu para introduzir as frutas sempre pela manhã e foi uma festa..hehe ele ama comer frutas....


Ao 6° mês devido eu não amamentar no peito ela já inseriu a papinha e me fez restrição de alguns alimentos tais como, ovo, macarrão, grão do feijão, arroz, frutos do mar e mel, o recomendado era verduras e legumes, polenta tudo sem sal e com um tempero verde para dar sabor... bom essa foi a recomendação da médica né, mas não foi bem o que aconteceu aqui em casa..kkk  olhem só isso:

                      

A introdução alimentar acontece mais tardiamente quando o bebê mama no peito, no caso do meu bebezinho eu não consegui amamentar nem 30 dias e estava com o nan confort 1, mas isso vai da recomendação de cada pediatra, eu agi conforme a minha foi me indicando, no sétimo mês ela me passou o cardápio assim, mamadeira ao acordar, fruta as nove horas, almoço com verduras, legumes, carne,caldo de feijão, mamadeira para dormir a tarde, lanche uma fruta, jantinha (menos feijão a noite)  e uma mamadeira de leite para dormir e claro muita água e sucos durante o dia.... Tudo seguia muito bem o Caio mamava bem menos e comia bastante comida solida, meu único problema era a noite onde ele acordava chorando muito por estar com fome e ainda não consegui tirar o mama a noite, a pediatra me disse que era para dar chás, sim na primeira noite funcionou e depois ele não quis nem saber de chá e chorou até eu dar o mama, bom mas esse assunto vou deixar para outro post.





Quando você oferecer um alimento e o bebê não gostar, tente oferecer o mesmo alimento alguns dias depois. Pode ser que a reação seja a mesma, mas não desista, porque muitas vezes as crianças acabam se acostumando aos novos sabores. 

Curiosidades: 


  • Não se deve dar mel às crianças até 1 ano de idade devido a um pequeno risco de botulismo infantil (mesmo depois dessa idade, quando for dar mel, certifique-se da procedência e de que tenha um selo de fiscalização do Ministério da Agricultura; evite produtos caseiros).

  • Alguns pediatras recomendam o uso de vitaminas e ferro nessa fase, dependendo da dieta do bebê. Principalmente nas regiões Sul e Sudeste, os médicos preferem receitar vitamina A e D para as crianças, porque a exposição ao sol é menor. A administração de ferro é determinada caso a caso, mas em alguns casos é mais comum, como quando se trata de prematuros.


Os alimentos sólidos vão mudar o aspecto das fezes do bebê?

Sim, o cocô tende a mudar de cor e, prepare-se, de odor. Isso é normal. Converse com seu pediatra caso elas estejam duras demais e causando dor para sair.